Impacto e mérito do projeto

Inovação do projeto

O projeto que apresentamos reveste-se de fundamental importância na resposta aos desafios societais colocados pelo envelhecimento das populações, pelo aumento da prevalência da DPOC, em Portugal e no mundo, e pelas lacunas existentes nos planos curriculares de enfermagem ao nível do ensino pré, pós-graduado e de formação ao longo da vida.

Este projeto fundamenta-se na melhor evidência disponível ao nível da conceção de soluções para a promoção da qualidade de vida e autogestão da DPOC e ao nível da resposta às necessidades formativas dos estudantes e enfermeiros.

Pretendeu-se criar um curso online e disponibilizar conteúdos que serão integrados em unidades curriculares existentes nos cursos de licenciatura – no módulo inicial de promoção da autogestão da doença na pessoa com DPOC –, nos cursos de pós-licenciatura de especialização – nos módulos intermédio e avançado – e, por fim, disponibilizados a profissionais com especial incidência no módulo avançado.

Este projeto é inovador por três motivos principais:

  • A nível científico, permitirá sintetizar áreas de conhecimento fundamentais para a promoção da autogestão da doença na pessoa com DPOC, que atualmente se encontram fragmentadas e pouco sistematizadas, facto que adiciona a este projeto potencial para contribuir para o reforço do conhecimento neste domínio.
  • A nível pedagógico, considerando a solução educativa que apresenta, a sua transversalidade aos diferentes cursos em funcionamento na instituição proponente e a abrangência de competências e necessidades dos estudantes e enfermeiros nos diferentes estadios de desenvolvimento de competências profissionais.
  • A nível tecnológico, o conceito inovador que apresentamos está alicerçado em estratégias pedagógicas em e-learning e é complementado pela utilização de um simulador clínico virtual que contribuirá para reforçar a competência de decisão e interação do estudante com os cenários clínicos. Esta estratégia, apoiada na otimização de competências clínicas e de tomada de decisão, tornará este projeto único a nível mundial no que se refere à área da enfermagem.
Impacto esperado

O projeto terá impacto no ensino da enfermagem na área da promoção da autogestão da doença em pessoas com DPOC, contribuindo para uma mais qualificada formação de estudantes de enfermagem e de profissionais. Na realidade, uma formação mais centrada nas reais necessidades das pessoas com DPOC terá impacto nos doentes, nos familiares e na sociedade em geral. Assim o potencial impacto desta estratégia formativa ultrapassa em muito o âmbito do ensino da enfermagem e alarga os benefícios às próximas gerações, respondendo a um desafio societal global premente.

Pretende, assim, o projeto responder a dois principais desafios societais: se, por um lado, ao nível dos resultados, irá contribuir para a promoção da saúde e da qualidade de vida das populações, permitirá, ainda, contribuir para a mudança do ensino da enfermagem, tornando-o mais inovador, inclusivo e reflexivo, pelas opções tecnológicas encontradas e pela abertura do curso a conceber, tanto a estudantes quanto a profissionais de enfermagem, respondendo, aliás às prioridades definidas na estratégia para a Europa 2020.

O projeto irá, ainda, contribuir para os resultados dos programas operacionais de investimento e dos domínios temáticos (DT) do Portugal 2020, nomeadamente no que se refere ao DT de Competitividade e Internacionalização e ao DT Capital Humano.

No âmbito da competitividade e internacionalização, considere-se, neste âmbito que o projeto irá, cumulativamente, aumentar a intensidade de tecnologia e conhecimento nacional na área específica em que se insere, capacitar a instituição parceira (uma PME) para o prosseguimento de estratégias de negócio mais avançadas – considerando que a instituição parceira irá desenvolver conteúdos de simulação imersiva inovadores no que respeita a área de enfermagem e a especificidade de DPOC – e melhorar a capacitação, a eficiência e a integração dos serviços públicos, reduzindo custos de contexto – considerando que permitirá à instituição parceira desmaterializar o processo de ensino, capacitando-a para o novo paradigma pedagógico, permitindo melhorar a eficiência do processo de ensino e redução de custos de funcionamento do curso.

No âmbito da valorização do capital humano, o projeto irá responder ao objetivo temático de investimento na educação, na formação e na formação profissional para a aquisição de competências e a aprendizagem ao longo da vida, considerando tratar-se de um projeto de investigação ação para a criação de curso em e-learning dirigido à aquisição de competências, por estudantes e profissionais, de promoção da autogestão da DPOC.

Este projeto pretende, em suma, inaugurar, na área da saúde, uma nova abordagem ao ensino é à formação contínua alinhada para a promoção da saúde e autogestão da doença, contribuindo, efetivamente, não só para a desmaterialização do ensino, mas também para aumentar a qualidade e segurança da aprendizagem, indo de encontro às necessidades e expetativas dos estudantes, profissionais e doentes.