ECare-COPD

Promoção da autogestão na DPOC: Programa Formativo

Breve descrição

O ECare-COPD é um projeto de promoção da autogestão em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica (COPD). Tem por finalidade desenvolver e implementar programas formativos em e-learning, dirigido a estudantes de 1.º e 2.º ciclos e enfermeiros. Pretendemos melhorar as competências dos futuros e atuais enfermeiros para a promoção autogestão da doença nas pessoas com DPOC.
Este projeto inovador incorpora conteúdos multimédia e cenários clínicos integrados num simulador clínico virtual que sustentam a criação de um curso em três módulos: inicial, intermédio e avançado.
A operacionalização deste projeto, na área da promoção da autogestão da doença na pessoa com DPOC, terá uma dupla valência:

  • Por um lado, potencia a qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem à pessoa com DPOC;
  • Por outro, responde ao imperativo de desmaterialização do ensino, fomentando a autonomia temporal e espacial do utilizador para a aquisição de competências específicas, com especial enfoque no treino da decisão e interação clínica com recurso à simulação clínica virtual, em ambiente web.
Sumário

A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) tem uma prevalência de 14,2% na população Portuguesa com mais de 40 anos e será a terceira causa morte a nível mundial em 2030. As diferentes entidades nacionais e internacionais apontam como uma das principais estratégias para melhorar o controlo da doença crónica, aumentar a autonomia no autocuidado e para promover uma melhor qualidade de vida, a aquisição de competências de autogestão da doença pelo doente, pelo que urge dotar os atuais e futuros profissionais de competências para a promoção da autogestão da doença nas pessoas com DPOC. 

No âmbito da promoção de competências de promoção da autogestão da doença, a utilização de metodologias de aprendizagem em formato e-learning permite o acesso a conteúdos em formato assíncrono, respondendo à necessária autonomia de aprendizagem e gestão do tempo de trabalho individual do formando.

No projeto ECare-COPD, esta estratégia será complementada com tecnologias interativas de discussão entre professores e estudantes de forma a potenciar uma aprendizagem colaborativa e ativa.

A criação de cursos e-learning de promoção da autogestão em pessoas com DPOC, concebido a partir da análise da melhor evidência disponível, desenhado com o contributo de peritos, ajustado a partir das experiências de utilização de estudantes e profissionais, e desenvolvido por instituições de charneira nas suas áreas de atuação (ensino da enfermagem e criação de conteúdos de simulação clínica virtual), viabiliza a conceção de um suporte educativo ímpar, ajustado às necessidades dos utilizadores e ao desenvolvimento de competências de decisão e de interação, permitindo a construção de conhecimento e experiências clínicas fundamentais para a promoção da qualidade de vida nos doentes com DPOC.

Bibliografia

TURNOCK, B. J. — Public health : what it is and how it works. 3rd edition. Boston : Jones and Bartlett Publishers, 2004.

Effing T, Monninkhof EEM, Van der Valk PP, Zielhuis GGA, Walters EH, Van der Palen JJ. Self-management education for patients with chronic obstructive pulmonary disease. Cochrane Database Syst Rev. 2009;(4):CD002990.

PADILHA, José Miguel; SOUSA, Paulino; PEREIRA, Filipe – Análise do uso de suportes tecnológicos e conteúdos informacionais pelos pacientes com DPOC. Revista Acta Paulista. Vol. 25, n.º7 (2012).