Atividades do projeto

Tarefa 1. Síntese do estado da arte dos conteúdos a disponibilizar

Nesta fase de diagnóstico foram realizadas revisões sistemáticas da literatura que suportam a definição de conteúdos a disponibilizar nos diferentes níveis formativos.

Nesta fase foram, ainda, criados os suportes de divulgação do projeto.

Tarefa 2. Planeamento de cursos e identificação de conteúdos

Fase de conceção da estrutura dos cursos e definição de conteúdos a desenvolver. Delinearam-se a estrutura dos cursos a conceber e definir, com base nos resultados da fase anterior, as competências específicas a adquirir pelos utilizadores e os conteúdos subsequentes que lhe darão corpo.

Organizaram-se, ainda, os conteúdos iniciais, intermédios e avançados a disponibilizar para o desenvolvimento de competências de promoção da autogestão da doença em pessoas com DPOC.

Adicionalmente, foram definidos cenários clínicos que permitem o desenvolvimento de competências específicas e otimizam o processo de tomada de decisão clínica, para posterior integração no simulador clínico virtual.

Tarefa 3. Produção de conteúdos

Nesta fase de implementação foram desenvolvidos três tipos de ações:

  • Conceção das árvores de decisão – foram concebidas, programadas e implementadas as árvores de decisão que suportam o funcionamento do simulador clinic virtual a partir do estado da arte.
  • Criação de cenários clínicos – foram concebidos cenários clínicos para integração no simulador clinic virtual, a partir das árvores de decisão desenvolvidas.
  • Produção de conteúdos multimédia – procedeu-se à produção dos conteúdos em suporte de vídeo e à sua edição, bem como à produção de conteúdos em formato documento fechado para suporte documental aos cursos.
Tarefa 4. Integração de conteúdos em plataforma e-learning

Nesta fase disponibilizaram-se os conteúdos em e-learning aos participantes no projeto para testes e analisaram-se a adequação dos conteúdos às necessidades formativas e a usabilidade dos conteúdos.

Tarefa 5. Avaliação da perceção da utilidade, facilidade, intenção de utilização e efetividade da aprendizagem dos estudantes

Nesta fase procedeu-se à avaliação da perceção da utilidade, facilidade, intenção de utilização e a efetividade da aprendizagem dos formandos e estudantes.